domingo, 1 de julho de 2012

Ludicidade e educação

Olá...
Estava pensando no tema que gostaria de abordar neste post e concluí que a questão da brincadeira é uma ótima!
Muita gente pensa que brincadeira é (só) coisa de criança e que não combina com seriedade nem com maturidade, mas não é verdade. Infelizmente, muitas escolas também pensam assim e trabalham com o lúdico apenas quando as crianças são pequenas, deixando jogos e brincadeiras de lado à medida que elas crescem e “mudam para as séries dos grandes”.
É uma pena que isso aconteça. Por saber disso, eu mesma procuro trabalhar com o lúdico em todos os cursos que dou lá na escola.
Querem ver exemplos?
1)      Pedacinhos da África (20h) → curso que aborda a implementação da Lei 10639/03 e a cultura africana a partir da literatura infantil afro-brasileira. Num dia do curso, confeccionamos jogos africanos de tabuleiro e brincamos com jogos africanos de pátio.
2)      Literatura infantil e bullying (20h) → o objetivo é pensar na questão da diversidade e da dificuldade de se respeitar as diferenças, o que leva muitas crianças e muitos jovens à prática do bullying. A literatura infantil é usada como base para o desenvolvimento das atividades e, para finalizar o curso, fazemos várias brincadeiras “das antigas” (de roda, etc.)
3)      Confecção de jogos literários (8h) → o nome já diz tudo, né? Apresenta aos professores várias possibilidades de trabalho com a literatura a partir de jogos. E cada professor confecciona seus próprios jogos.
4)      Brincadeiras com leitura, escrita e literatura infantil (20h) → o nome também fala muito sobre o conteúdo do curso: possibilidades de desenvolver brincadeiras de leitura e escrita que permitam, às crianças, o desenvolvimento da criatividade, da imaginação e da fantasia. Aqui, é proibido ficar com os pés no chão: o jogo é levantar voo e criar maluquices!  


 Fica aqui o desafio para os professores: criem jogos e brincadeiras com e para seus alunos! Adaptem jogos que já existem, pensem em algo totalmente novo...
O importante é fazer com que o lúdico invada as salas de aula, pois ele é fundamental para o desenvolvimento da individualidade e da coletividade.


"Brincar com crianças não é perder tempo, é ganhá-lo; se é triste ver meninos sem escola, mais triste ainda é vê-los sentados enfileirados em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para a formação do homem."
(Carlos Drummond de Andrade)

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