domingo, 23 de setembro de 2012

Contos acumulativos

Semana passada terminamos mais uma etapa de cursos lá na escola. A próxima, só em meados de outubro...
Para terminar meu curso “Brincadeiras com leitura, escrita e literatura infantil”, lemos e – por que não? – nos divertimos com contos acumulativos.
Gosto muito deste tipo de conto. Eles são “gostosos”, divertidos e brincam com nossa memória recente...
Antes de lermos alguns deles, fizemos a brincadeira “Fui ao mercado e comprei...”, na qual cada participante deve repetir a sentença dita pelos colegas anteriores e acrescentar um pedaço. Neste caso, cada menina devia acrescentar um produto comprado no mercado.
Foi uma diversão... Houve (vários!) momentos em que a pessoa que estava na vez esquecia o que um dos colegas tinha dito ou invertia a ordem dos fatores,  o que não pode acontecer.
Conseguimos fazer 3 rodadas (numa turma de 12 pessoas!). Mais do que isso não deu certo, pois nossa memória não deu conta de tantas compras! =D
Deixo para vocês um conto da Rosane Pamplona e a sugestão de que ouçam a música “Pra começar”, da Rosy Greca. Ela faz parte do CD Momento Espírita para crianças, volume 2.
Boa leitura e até a próxima!

****************************************************************


O céu está caindo!
Rosane Pamplona
           
E
ra uma vez uma galinha que andava ciscando embaixo de uma jabuticabeira, quando uma jabuticabinha seca caiu bem em cima da sua cabeça. A galinha assustou-se e pensou: “Meu Deus! O céu está caindo!”. E saiu correndo, espavorida.
No caminho, encontrou-se com o pato e pôs-se a cacarejar:
– Corra, pato, vamos nos proteger que o céu está caindo!
– Quem lhe disse isso?
– Um pedacinho do céu caiu bem no meu cocuruto.
O pato, amedrontado, seguiu a galinha.
Logo à frente, estava o pintinho.
– Venha conosco, pintinho – grasnou o pato –, pois o céu está caindo!
– Quem lhe disse isso?
– Quem me disse foi a galinha, que sentiu um pedacinho do céu cair bem no seu cocuruto.
O pintinho achou melhor ir com eles.
Correram mais um pouco e esbarraram no peru.
– Vamos fugir, peru, que o céu está caindo! – piou o pintinho.
– Quem lhe disse isso?
– Quem me disse foi o pato, que ouviu da galinha, que sentiu um pedacinho do céu cair bem no seu cocuruto.
O peru, alarmado, foi logo se juntando à turma.
Iam naquele alarido, cacarejando, grasnando, piando e grugulejando, quando encontraram a raposa.
– Esperem! Aonde vão com tanta pressa?
– Estamos procurando um abrigo, pois o céu está caindo! – foi a vez de o peru grugulejar.
– Quem lhe disse isso?
– Quem me disse foi o pintinho, que ouviu do pato, que ouviu da galinha, que sentiu um pedacinho do céu cair bem no seu cocuruto.
– Um pedaço do céu? – regougou a esperta raposa. Isso é mesmo perigoso! Mas eu sei de um lugar onde poderemos ficar todos protegidos. Venham comigo, sigam-me!
E as tolas aves seguiram a raposa para a sua toca. O céu não caiu; quem caiu foi a raposa, em cima delas, devorando-as uma por uma.


PAMPLONA, R. Era uma vez... três! Histórias de enrolar... São Paulo: Moderna, 2005


2 comentários: